Sensação do momento no futebol escocês, o atacante Lawrence Shankland tem empilhado gols na segunda divisão do país pelo Dundee United. A boa fase é tamanha que acabou rendendo sua primeira convocação para a seleção principal, na lista anunciada para os jogos contra Rússia e San Marino pelas eliminatórias da Euro 2020.
Contratado em julho, Shankland começou muito bem nos Tangerines. Em 12 jogos disputados até aqui, marcou 15 gols, incluindo um hat-trick (três gols numa mesma partida) e um poker (quatro). Com isso, ele tornou-se rapidamente um dos destaques do time que lidera a Scottish Championship e acabou eleito o melhor jogador do mês de agosto da competição.
Nascido em Glasgow, o atacante começou a carreira no modesto Queen’s Park, clube mais antigo da Escócia que, embora jogue a quarta divisão nacional, não saiu da esfera amadora. Ele, inclusive, chegou a jogar ao lado do lateral Andy Robertson, titular do Liverpool e capitão da seleção escocesa, também formado lá.
Em 2013, Shankland foi contratado pelo Aberdeen, mas não conseguiu se destacar. Com isso, foi emprestado diversas vezes, passando por Dunfermline, St. Mirren e Greenock Morton. Em fim de contrato com os Dons, ele acertou com o Ayr United para 2017/18 e viu sua carreira dar uma guinada a partir daí. Com 29 gols e 16 assistências em 33 jogos, o atacante teve uma temporada dos sonhos. Além de conduzir o clube ao título da terceira divisão e acesso à Championship, ele foi o artilheiro da competição e ganhou o prêmio de melhor jogador do campeonato.
Em 2018/19, a grande fase continuou. Foram 34 gols e 8 assistências em 41 jogos, levando o Ayr United a brigar cabeça a cabeça pelas primeiras colocações. No entanto, o time perdeu fôlego na reta final e acabou eliminado nos play-offs de acesso à elite. Com o contrato no fim, Shankland se despediu do clube e entre as várias propostas recebidas de times escoceses e ingleses, surpreendeu ao decidir permanecer na segunda divisão local, assinando por três anos com o Dundee United.
Ainda sem encontrar um camisa 9 ideal na seleção escocesa, Steve Clarke explicou a convocação do atacante.
“Ele é um artilheiro em grande forma. Conheço Lawrence muito bem do meu tempo aqui na Escócia depois de assisti-lo algumas vezes. Não é uma posição que estamos cheios de opções, então ele merece uma chance. Esta é uma oportunidade de ter o melhor do grupo e espero que ele marque alguns gols para nós. Ele é um artilheiro nato e espero que possa fazer isso”, disse o técnico.
Chance na seleção nacional é uma ótima oportunidade para Shankland mostrar que pode jogar num nível mais alto. Além disso, se manter esse ritmo no Dundee United, certamente estará alçando voos maiores em breve. Olheiros de Celtic e Rangers estiveram no último jogo dos Tangerines para acompanhar o apurado faro de gol do centroavante.