Em situações opostas na tabela, Náutico e América-MG se enfrentaram no Recife pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Apesar do jogo ”lá e cá”, com boas chances de gol para os dois lados, o placar não saiu do zero, e graças à vitória do Paraná sobre o CSA em Curitiba, os comandados de Lisca comemoraram o acesso para a primeira divisão na próxima temporada. Já a equipe de Hélio dos Anjos chegou aos 39 pontos, dormindo na 15ª posição.
Primeiro tempo equilibrado, mas sem gols
O duelo começou movimentado nos Aflitos, e o primeiro a assustar foi o Náutico, em chute de Kieza na rede pelo lado de fora aos 4 minutos. A resposta americana veio aos 9, quando Ademir tentou surpreender Anderson e arrematou ao invés de cruzar, parando no goleiro alvirrubro. No mesmo minuto, os donos da casa tiveram uma grande oportunidade com Kieza, que driblou o arqueiro adversário, mas preferiu tocar para Jean Carlos ao invés de finalizar, e viu o maestro do time pernambucano carimbar a zaga.
Aos 10 foi a vez de Dadá ter uma boa chance, tendo recebido de Kieza e buscando o chute cruzado, mas Messias desviou para escanteio. Depois das boas chegadas do Timbu, Ademir voltar a tentar pelo lado dos visitantes aos 14, arriscando chute rasteiro de longa distância para fora. Três minutos depois o Coelho invadiu a área trocando passes, mas a conclusão de Felipe Augusto não foi boa e Anderson fez a defesa.
A partida seguia equilibrada e aberta, com as duas equipes sem medo de atacar. Aos 20, Erick tentou de fora da área e parou em Matheus Cavichioli. O América então cresceu no jogo e passou a exercer um certo domínio, chegando a levar perigo em cabeceio para fora de Juninho. Do lado dos mandantes, o último susto da etapa inicial aconteceu aos 42, também de cabeça, quando Kieza subiu mais alto do que todo mundo após cobrança de escanteio e testou por cima da meta.
Placar não muda e Coelho volta à elite
No segundo tempo, as coisas não mudaram: o confronto continuava franco e com chegadas perigosas acontecendo regularmente. A primeira desta vez foi do time de Belo Horizonte, em chute de fora da área de Alê, obrigando Anderson a fazer boa defesa. Já os pernambucanos, apresentavam bom volume de jogo, mas esbarravam constantemente na boa atuação da zaga mineira na hora de concluir as jogadas.
Na metade da segunda etapa, o embate passou a ficar mais travado e disputado no meio de campo, no entanto, as equipes ainda criaram boas oportunidades. Aos 26 Kieza voltou a tentar de cabeça, mas mandou para fora, e aos 27 Rodolfo faz boa jogada pelo time visitante, é travado na hora do chute e a bola sobra para Neto Berola, que fura na hora de finalizar.
Na reta final, o Náutico cresceu e passou a pressionar em busca da vitória. Jean Carlos chutou com estilo aos 36 após a zaga adversária afastar um cruzamento, mas pela linha de fundo. Aos 43, em mais um cruzamento, Rafael Ribeiro foi quem tentou, também errando o alvo. A última oportunidade foi de Jorge Henrique aos 46, sendo servido por Ruy, mas chutando no meio do gol e facilitando a vida de Matheus. Após segurar o resultado, o América confirmou matematicamente o acesso para a Série A em 2021, devido à derrota do CSA para o Paraná por 2×0.