Pela 36ª rodada da Série B, o Náutico recebeu o lanterna e já rebaixado Oeste nos Aflitos e não deu chances para qualquer zebra. Com autoridade, o Timbu fez valer o mando de campo e goleou o time paulista por 4×1, chegando aos 42 pontos e fechando a rodada na 15ª posição, dependendo apenas das próprias forças para confirmar a permanência na segundona.
Domínio alvirrubro desde o início
Não foi necessário nem um minuto de bola rolando para os donos da casa começarem a ditar o ritmo do confronto. Com segundos de jogo, Jean Carlos obrigou Caíque França a fazer uma boa defesa no canto direito, mandando para escanteio, e aos dois minutos, Hereda recebeu passe de calcanhar de Erick, se livrou do marcador e finalizou com firmeza para abrir o placar em favor dos pernambucanos. O Oeste buscou reagir aos cinco, em falta cobrada por Pedrinho para fora.
Mas quem imaginou que a tentativa fosse o início de uma melhora do time visitante, caiu do cavalo. A equipe de Hélio dos Anjos seguiu em cima, e aos 12 acertou a trave em chute cruzado de Erick e no rebote, Vinícius foi vencido por Caíque França, que espalmou para fora, Um minuto depois, Camutanga aproveitou cruzamento na área e subiu mais alto que todo mundo, porém errou o cabeceio e mandou pela linha de fundo. A pressão pelo segundo gol, no entanto, não demorou para dar resultado: aos 19, a zaga rubro-negra sai jogando errado e Erick serve Jean Carlos na grande área, que finaliza sem chances de defesa para Caíque, fazendo 2×0.
Novamente, depois de levar um gol os paulistas tentaram responder, e aos 27 minutos Pedrinho chutou forte de fora da área, mas Anderson fez grande defesa. Contudo, assim como na ocasião anterior, o Náutico foi mais eficiente na resposta e aos 28 Kieza recebeu cruzamento de Hereda e fez o terceiro dos mandantes. Ainda no primeiro tempo, Caíque evitou o quarto aos 32, após finalização fraca de Vinícius e contou com a sorte aos 43, quando a cabeçada do mesmo Vinícius desviou em Diogo e foi pela linha de fundo.
Com facilidade, goleada se confirma
Para quem achou que, com a vitória encaminhada, o Timbu fosse diminuir o ritmo no segundo tempo, Vinícius precisou apenas de dez segundos para mostrar o contrário. O jogador fez boa jogada individual, deixando dois adversários para trás e finalizando para boa defesa de Caíque França. Precisando correr atrás de uma larga desvantagem, o Oeste assustou aos seis, em cruzamento de Kalil e cabeceio firme de Bruno Lopes, que Anderson encaixou. E no minuto seguinte, mais uma resposta fatal alvirrubra: Jhonnatan faz bela jogada individual e serve Vinícius, que aciona Kieza e o atacante faz um belo corta-luz para Erick chegar finalizando com precisão, marcando um golaço e confirmando a goleada.
Aos 12 e aos 16, Jean Carlos e Bryan voltaram a dar trabalho ao goleiro paulista, e aos 17 enfim o Rubrão conseguiu diminuir o placar, quando Pedrinho aproveitou erro na saída de bola, invadiu a área e bateu no canto. No entanto, o gol não representou qualquer mudança no domínio do jogo, que seguia com o Náutico muito melhor e tentando fazer o quinto em algumas ocasiões.
Aos 24, Bryan mandou de longe para fora. Aos 31 foi a vez de Dadá tentar a longa distância, acertando o alvo, mas tendo a finalização defendida por Caíque. Aos 40, Bryan tentou mais uma vez após boa troca de passes, mas errou o alvo. Hereda teve uma boa oportunidade na marca dos 44 minutos após ganhar disputa com a zaga, mas mandou para fora, e na última boa chegada, já nos acréscimos, Kieza recebeu de Hereda e obrigou Caíque a fazer mais uma defesa.